RSS

Telê Santana, 80 anos, o intransponível…

26 jul

Se estivesse vivo, Telê Santana completaria 80 anos de idade. É considerado por muitos como o melhor técnico da história do futebol brasileiro. Defensor do futebol espetáculo e por extrair o máximo de suas peças, ficou notabilizado por nunca ter dado um único treino tático em sua carreira. Gostava de ministrar coletivos e pela repetição das situações e das jogadas, alcançava a perfeição. De inicio, foi ridicularizado pela perda das copas de 1982 e 1982. Posteriormente, fracassou em Palmeiras e Atlético Mineiro e parecia que a sina de pé frio estava estabelecida.

Foi quando o São Paulo apareceu em sua vida. Ficou cinco anos e fez história com conquistas do Paulistão, Brasileiro, Mundial e Libertadores.

Mas o currículo não explica o sucesso de Telê. O mineiro de Itabirito teve seu trabalho valorizado porque atuou na época com maior riqueza de estilos do futebol brasileiro, que foram as décadas de 1970, 1980 e 1990. Ao olhar para o Sul, tínhamos um cara chamado Ênio Andrade, campeão por Grêmio, Internacional e Coriiba. Também apreciávamos o trabalho de Rubens Minelli, adepto do futebol força e criador da linha de impedimento no Internacional de 1975 e 1976. Zagallo viveu seu auge de treinador nesse período e sempre exibiu bons trabalhos.

Se o Corinthians fugiu do sufoco de 23 anos sem títulos é porque Oswaldo Brandão conduziu o elenco com mão de ferro. Orlando Fantoni, por sua vez, sempre exibia bons trabalhos no Vitória (BA).

Mesmo na década de 1990, Wanderley Luxemburgo e Nelsinho Baptista encontravam-se no auge da forma e faziam sombra ao mestre Telê. Resumo da ópera: no meio de tantos gigantes, Telê Santana foi intransponível. Saudades…

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de julho de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: