RSS

Ataque sempre ganha jogos. Mas sem defesa, a taça fica apenas no sonho…

15 ago

Quando vivíamos a época dos famigerados mata-mata, bastava um simples embalo e um clima favorável para ser campeão. Mesmo que a taça viesse acompanhada de muitos defeitos. O Santos vencedor de 2002 é prova viva disso. Era uma equipe envolvente no ataque, mas padecia pelo sistema de marcação, algo que foi comprovado na final da Taça Libertadores de 2003, quando parou no Boca Juniors. Com a implantação dos pontos corridos, uma nova conjuntura foi implantada a fórceps no futebol brasileiro: sem uma equilibrada não é possível ganhar títulos. Alguns colegas de profissionais me recriminam porque digo que defesa ganha campeonato e ataque arrebata jogos.

A rodada deste final de semana do Campeonato Brasileiro mostrou a validade da teoria. Flamengo e Corinthians lideram a competição com 34 pontos cada um. Neste domingo encararam dois adversários da zona intermediaria da tabela. E pagaram o preço por falhas defensivas. No Pacaembu, o gol de Paulinho e o belo chute de Alex não pode apagar o primeiro gol do Ceará feito por Oswaldo por intermédio de uma pixotada da zaga corintiana.

Já o empate com Rudnei foi criada a partir de uma falha coletiva. O Flamengo não ficou atrás. Abriu uma vantagem de 2 a 0 sobre o Figueirense com aquilo que tinha de melhor: a genialidade de Ronaldinho Gaúcho para tocar na bola e o faro de artilheiro de Deivid. Mas em dois lances, a zaga bobeou, Felipe saiu mal do gol em cobrança de escanteio e o time catarinense celebrou o empate inesperado. No dia anterior, o São Paulo esperava uma partida difícil, mas cuja vitória sobre o Atlético Paranaense surgiria de modo natural. Nada disso aconteceu. O Furação surpreendeu, jogo de igual para igual e só tomou o empate graças ao oportunismo de Rivaldo.

Flamengo, Corinthians e São Paulo mostraram neste final de semana seu poderio ofensivo e seus trunfos para chegarem ao titulo. Mas sem processar uma arrumação na defesa, vários sonhos ficarão no meio do caminho.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 15 de agosto de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: