RSS

Anafut e ingressos populares: ideias que devem ser preservadas

16 ago

No meu trabalho para o Jornal dos Trabalhadores  da Rádio CUT geralmente abordamos o futebol e seus dramas. Mas também há espaço para ideias. Boas por sinal. Em bate papo com João Marques, presidente da Frente Nacional dos Torcedores, um tema interessante ganhou relevância: a criação de uma agência reguladora do futebol. Apelidada de Anafut, a instituição teria a missão de fiscalizar e balizar o cumprimento dos contratos dos direitos dos torcedores e assegurar o cumprimento do Estatuto do Torcedor. Teria o mesmo poder da ANP, Anatel e Aneel e com diretores dotados de mandatos fixos.

Os dirigentes da Frente Nacional de Torcedores também querem lutar pela implantação de cota de ingressos (30%  dos assentos de cada estádio) voltada aos torcedores de baixa renda. Já virou rotina clubes como Corinthians, Flamengo, Santos e Atlético Paranaense cobrarem preços exorbitantes pelas entradas. Elitização aos olhos vistos.

Com argumentos e embasamento históricos, os integrantes da FNT argumentam que o futebol é patrimônio, faz parte da história do país e só virou mania nacional porque caiu nas graças do povão.

Concordo com gênero, numero e grau com as duas propostas. Só vislumbro dificuldades para coloca-las em prática. Em primeiro lugar, uma agência de regulação do futebol poderá possuir sua eficácia prejudicada devido a politicamente e aparelhamento reinante nestes órgãos. Uma realidade já vista na CBF e com resultados que todos conhecem.

Por outro lado, o ingresso pode ser barato, mas sem transporte decente, alimentação saudável, banheiros higiênicos e até descontos em escala para um grupo de pessoas, a iniciativa ficará perdida no espaço. Exemplo prático: se o ingresso custar R$ 10, uma família de quatro pessoas, com renda mensal de um salário mínimo, teria condições de passar um final de semana que fosse no estádio?

Em resumo, só o debate e a troca de ideias podem salvar as boas intenções dessas propostas. E lógico, a mobilização popular. Porque certamente os cartolas vão querer estragar tudo.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de agosto de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: