RSS

Portuguesa e Ponte Preta: timaços na Série B, teriam que se reinventar na Série A

16 ago

 

Escrevo antes da rodada desta noite da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas um fato é inegável: Ponte Preta e Portuguesa encontram-se um degrau acima dos concorrentes. Por motivos diferentes. A Lusa por possuir um time técnico e arrojado para os padrões da competição e por encontrar-se com um treinador conhecedor dos bastidores do clube e imune a qualquer tipo de crise. E que aprendeu com os erros cometidos em clubes anteriores. A Macaca por sua vez, não tem uma máquina, mas o planejamento está sendo cumprido a risca. Jogadores operários, determinados e um técnico avido por aparecer e ganhar mercado. Junta-se com pagamento em dia e uma torcida inflamada e apaixonante e está feito a receita do sucesso. Mas diante de tantos fatos positivos, uma indagação deve ser feita: até que ponto a estrutura vencedora poderá ser aproveitada na divisão de elite?

Sinto dizer, mas as duas equipes, caso confirmem o acesso, terão que recomeçar do zero. O ano de 2012 será o começo de uma nova era no futebol brasileiro. Flamengo e Corinthians, proprietários de cotas de televisão gigantes de R$ 110 milhões vão protagonizar o Brasileirão. Lógico, desde que os dirigentes sejam competentes. Nesse aspecto, não há garantia de nada.

Mesmo assim, não há como comparar com o montante destinado aos pequenos, que será R$ 28 milhões. Ouso dizer que tanto Ponte Preta como Portuguesa teriam que recomeçar do zero e buscar outras formas de receita para amenizar a diferença.

Talvez a saída esteja nas categorias de base. Mesmo se um grandão comprar o passe de uma joia rara, já terá sido utilizado o tempo suficiente para fazer diferença. Moral da história: Portuguesa e Ponte arrebentam e exibem méritos na Série B. Mas se a estrutura for repetida na divisão de elite, a chance de passar vergonha é muito grande.

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de agosto de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: