RSS

Para triunfar, dinheiro não é suficiente no Brasileirão

21 ago

Todo mundo que analisa a questão das novas cotas de televisão para 2012 cravam que o grande obstáculo será evitar a disparidade econômica que pode ser gerada pela bagatela recebida por Flamengo e Corinthians, que levarão R$ 110 milhões. A atual edição do campeonato brasileiro demonstra que a teoria pode ir por água abaixo.

Lógico, o Corinthians lidera com 37 pontos e tem tudo para faturar o primeiro turno. Mas não será por causa do poderio financeiro ou pela presença de craques. Pelo contrário. É um time até modesto, operário e dotado de jogadores versáteis como William, Jorge Henrique, Liedson…mesmo Alex, recém chegado do futebol russo não é craque estrelar. Sou critico dos técnicos brasileiros, mas é preciso reconhecer: o técnico Tite faz milagre.

O Flamengo está na vice-liderança e também não tem do que reclamar. Ronaldinho Gaúcho está em estado de graça e no empate por 2 a 2 com o Internacional foi peça fundamental. Mas a espinha dorsal do time está na solidariedade impregnada por Wanderley Luxemburgo. No fundo, existe ali um espirito do Bragantino dos anos 1990.

O que dizer então do São Paulo? Soma 34 pontos, está na zona da Libertadores, alardeia a dependência em relação ao garoto Lucas e costumeiramente é vaiado, especialmente por causa das decisões do técnico Adilson Batista. Mas é operário, solidário e depende dos lampejos do garoto e do veterano Rivaldo.

O Vasco da Gama também está no clube. Juninho Pernambucano tem nomeada, Diego Souza circula com desenvoltura, o zagueiro Dedê enche os olhos e Bernardo não decepciona. Mas não há toque de bola ou jogadas plásticas. Existe disposição, força física e determinação. Um time comum com foco de vencedor.

Comprovei a prevalência do jogo de conjunto ao acompanhar a vitória do Botafogo sobre o Atlético Mineiro por 3 a 1. Não lembro de nenhuma jogada virtuosa e sim, de um futebol prático e eficiente nas conclusões. Mérito de Caio Junior.

Reafirmo minha decepção com os treinadores do futebol brasileiro pelo conjunto da obra. Mas nesse campeonato brasileiro mostram que dinheiro geralmente não é tudo. O cenário parece que não vai mudar em 2012, ano inaugural do “eldorado global”. Aguardemos.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de agosto de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: