RSS

Os centroavantes estão em alta no futebol brasileiro

25 ago

Por anos e anos, o futebol brasileiro viveu uma seca de homens especializados em balançar as redes. Virou moda montar times com atacantes velocistas e sem aptidão para o gol. Para piorar, as categorias de base não revelavam jogadores com tais características e tal entressafra até atrapalhava no processo de identificação do torcedor com o clube. Afinal, o centroavante eficiente geralmente é ídolo.

Aos poucos, o futebol brasileiro dá sinais de reação. A noite da quarta-feira mostrou dois jogadores que exibem características que convertem em esperança. O primeiro é da velha safra. Borges surgiu no União São João e posteriormente foi ganhar a carreira no Paraná. Fez gols, virou artilheiro e atraiu o interesse do São Paulo. Viveu uma época de altos e baixos no estádio do Morumbi, especialmente porque na época o então técnico Muricy Ramalho tinha obsessão por sistemas defensivos e não desejava bobear. Borges, Aloisio e outros menos cotados pagaram o pato. Reencontrou o seu faro de gol no Grêmio e ganhou credibilidade suficiente para cavar uma vaga no Santos.

Pense: como deixar em branco as redes com parceiros do potencial de Paulo Henrique Ganso e Neymar. A vitória por 2 a 1, sobre o Fluminense, nesta quarta-feira, mostra que está bem servido.

O reverso da medalha está em Porto Alegre. Leandro Damião é o clássico come quieto. Surgiu aos poucos, pelas mãos do técnico Celso Roth. Hoje, pode contabilizar um saldo espetacular: 34 gols na temporada. E de diversas maneiras: de cabeça, media distancia, bicicleta…uma aula de como pode-se jogar como centroavante. Foi peça fundamental na conquista da Recopa Sul-Americana, após vencer o Independiente por 3 a 1. O recado foi dado: Borges não está sozinho. Leandro Damião é concorrente direto ao insosso Alexandre Pato e ás estrelas Adriano e Fred. Com uma diferença: tem vontade em jogar.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25 de agosto de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: