RSS

O que desejamos do jornalismo esportivo: informação, espirito critico, independência ou apenas piadinhas e entretenimento?

11 set

 

O jornalismo esportivo brasileiro está diante do dilema. Não sabe se vira espetáculo ou se encara tudo de maneira sóbria e ética, assim como as outras editorias. Diante deste cenário, decisões tenebrosas acabam sendo tomadas e que ás vezes, não produzem o debate necessário. Vamos ao ponto: o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, publicou em sua edição de sábado uma foto do técnico Ricardo Gomes em seu momento mais delicado de recuperação no Hospital Pasteur. Deitado, entubado e cheio de equipamentos, a foto choca pela riqueza de detalhes. O fato do treinador ter conseguido dizer “Eu te amo” ao filho ficou esquecido diante da foto.

Lógico, o jornal certamente vai chamar a responsabilidade e dizer que a decisão foi tomada com base no interesse jornalístico e que o drama vivido pelo treinador é algo público. Já a família e o hospital poderão argumentar que a foto é invasão de privacidade e não colabora em nada para a recuperação do treinador.

Não querendo entrar na razão de um e de outro esta foto ilustra a fase que vivemos no jornalismo esportivo brasileiro: de um lado, a busca desenfreada pela audiência fácil, o espetáculo e o puro entretenimento. Nada de espirito critico ou estabelecimento de limites para verificar se uma matéria ou sua foto pode provocar sequelas nos envolvidos. O jornalismo deve visar o interesse público, mas deve preservar a integridade das pessoas.

Mas isso infelizmente está em segundo plano. Estamos na fase da piada, da gracinha, da musiquinha da moda e da transformação dos jogadores em celebridades. Que está com suas vidas expostas. Em dado, o sinal é ultrapassado e o mundo da bola não pode reagir. Porque permitiu. Há jeito? Até existe. Pena que no caso de Ricardo Gomes, o jeito será, no máximo, pedir desculpas aos familiares.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de setembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: