RSS

Bandeiras com mastro proibidas. Sensatez ou postura reacionária?

13 out

O governador Geraldo Alckmin decidiu pelo veto de uma lei que permitiria o retorno das bandeiras com mastro nos estádios. Confesso que minha opinião sobre esse assunto já flutuou. Ás vezes considero essencial que o futebol tenha apetrechos que demonstrem a participação popular. Em outras, penso que a chagas de violência alcançou um patamar no estado que não há outra saída senão render-se.

Hoje, no entanto, imagino que muitos adotaram essa linha especialmente por causa dos meios de comunicação que decidiram partir para a criminalização das torcidas organizadas. O que é um erro.

Explico: ninguém é bobo ou doente de imaginar que só existem santos nessas entidades. Pelo contrário. Infelizmente, a maioria dos atos de violência são gerados por pessoas ligados as torcidas organizadas. Mas espere um instante. São um punhado, talvez centenas ou dezenas em locais que abrigam um contingente de sócios com patamar acima de 10 mil ou 100 mil. E a maioria é honesta, decente, trabalhadora e usa a torcida organizada para canalizar o amor para o seu clube.

Reúne-se na quadra da torcida organizada para acompanhar os jogos porque não possue dinheiro para pagar por uma arquibancada e ao mesmo tempo deseja continuar próximos daqueles que compartilham de sua paixão.

Nada disso. Ao invés de fazer uma investigação séria, prender e punir a parcela de pessoas com desvio de conduta, o poder público brasileiro adota o caminho contrário: criminaliza todo mundo, avaliza o aumento estratosférico dos ingressos e abre caminho para elitização total do futebol. Será que não existe outra saída? Porque as políticas européias de segurança não podem ser aplicadas por aqui?

Ao usar como inspiração o pensamento do jornalista Arnaldo Ribeiro no twitter: conservadorismo e postura reacionária na vida privada a gente até suporta; tal conceito invadir o futebol é demais. Que dureza!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13 de outubro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: