RSS

Brasileirão: uma competição de times medianos

13 out

Tenho um primo que, assim como eu, é fanático por futebol. Em pleno feriado do dia 12 de outubro, ele me relatou sua desistência de acompanhar o São Paulo, seu clube do coração. Nada lhe comovia a dedicar sua atenção ao esquadrão montado por Adilson Batista. Após o empate sem gols na Arena Barueri e a atuação decepcionante de Luis Fabiano deram argumentos suficientes para o jejum permanecer.

Mas tal drama não é monopolizado pelos tricolores. O Campeonato Brasileiro, apesar de vitaminado por recursos financeiros e do discurso empolado dos treinadores, é basicamente um campeonato de times medianos, sujeito a altos e baixos e que não transmitem qualquer confiança ao torcedor.

Pegue como exemplo o principal jogo do feriado. O Corinthians entrou em campo respaldado pela liderança e com sede de vitória. Começou a partida e o Botafogo, treinado por Caio Junior, não fez nada de excepcional: muita marcação, um punhado de jogadas ensaiadas e jogadores dedicados. A derrota corintiana por2 a0 espantou mais porque na etapa não sentiu-se qualquer tipo de reação. Já no segundo tempo, o roteiro de sempre de qualquer equipe de médio porte dos anos 1980: chuveirinho na área, disposição na marcação e nada além disso. A vitória botafoguense foi até natural.

Agora, o Vasco pode retomar a liderança. Ou não. Afinal, o time da cruz de malta tem diversas falhas e pode muito bem ser surpreendido pelo Atlético Paranaense. Afinal de contas, estamos em um campeonato de muito esforço, dedicação e alguns lampejos de técnico. Algo já é certo: o campeão brasileiro não será nada além de mediano. Deveria servir como reflexão.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 13 de outubro de 2011 em Uncategorized

 

Uma resposta para “Brasileirão: uma competição de times medianos

  1. mduriganurigan

    13 de outubro de 2011 at 4:26

    Discordo, Elias

    Considero o campeonato Brasileiro muito forte. E bastante equilibrado. Quando um time grande perde pontos para um time menor não devemos acusar uma falta de técnica, ou um nivelamento por baixo (como gostam de falar). Mas aqui temos grandes jogadores aparecendo toda hora em muitos clubes.

    Pegue um campeonato espanhol, por exemplo. Tirando 2 ou 3 clubes, os demais eu tenho a plena convicção de que sofreriam para se manter numa série B aqui.

    Mas o torcedor mal acostumado, que quer ver seu time dando show e sobrando em campo, vai ter que amaldiçoar o nível do brasileirão mesmo. Aqui não existe jogo fácil e muito menos vitória antes da hora.

    Abraços

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: