RSS

Orlando Silva sofre nova denúncia. É hora de mostrar as provas!

18 out

Amo e tenho orgulho da minha profissão. Como é feita por seres humanos, não é difícil imaginar que os erros acontecem. Ou que as avaliações são realizadas de modo equivocado ou coloca-se uma importância maior do que realmente merecemos. Faço esse preâmbulo para falar sobre a denúncia encaminhada pela Revista Veja contra o Ministro dos Esportes, Orlando Silva Junior.

Os fatos descritos pela revista são estarrecedores: o ministro participaria de um esquema de corrupção com uma cobrança de propina de 20%. Dinheiro teria sido até entregue na garagem. O denunciante, o policial militar João Dias Ferreira, já tinha sido preso no ano passado por causa de suspeito de desvios de recursos.

Não morro de amores pelo ministro dos Esportes. Considero ele fraco politicamente, sem pulso e criatividade para atacar problemas fundamentais do esporte brasileiro, especialmente no esporte de base. Sempre ao lado dos poderosos, nunca verificou-se uma declaração dele contra Ricardo Teixeira ou Carlos Artur Nuzman. Anteriormente, também cometeu erros que já deveriam motivar a sua saída ou na pior das hipóteses, uma dura advertência do então presidente Lula,  como o uso do cartão corporativo para adquirir uma tapioca.  

Na Copa do Mundo, mesmo com a orientação da presidenta Dilma Roussef, Orlando Silva Junior parece sem peso e credibilidade para peitar a dona Fifa e suas exigências. Ok, motivos administrativos e morais do passado não faltam para tirá-lo do posto. O ideal seria até colocar um ex-atleta de renome, de passado respeitável para conduzir a pasta e acelerar os preparativos para a Copa do Mundo e das Olimpíadas.

No caso atual corrupção, o drama é outro. Não estou aqui querendo aqui desvalorizar o depoimento do policial militar. Se ele falou tudo isso, alguma razão ele nutre dentro de si. Porém, não aceito o procedimento adotado que é do linchamento moral do ministro com base em apenas um depoimento.

Para ninguém dizer que falo sem argumento, um pouco de história: em meados de 1992, a mesma revista Veja trouxe uma entrevista bombástico Pedro Collor, irmão do então presidente Fernando Collor de Mello. Na ocasião, ele disse com todas as letras que o outrora tesoureiro Paulo César Farias montou uma contabilidade paralela em cima de contratos do governo. Acusação grave, pesada, forte.

Agora, pelo que eu saiba, Collor não teve seu impedimento decretado imediatamente. Foi preciso a instalação de uma CPI e a busca incessante de provas que comprovassem a circulação de dinheiro ilícito. Os deputadores tiveram que quebrar sigilos bancários e encontrar um depoimento do motorista Eriberto França , que foi decisivo para casar com os documentos apreendidos. Resumindo: existiram provas cabais e irrefutáveis. Que, aliás, culminou com a capa da Revista Veja sobre as cascatas construídas na Casa da Dinda, então residência de Fernando Collor de Mello.

Ou seja, existe um histórico de investigação bem sucedida por parte da imprensa nacional. Se as provas concretas aparecerem, Orlando Silva Junior não deve ficar um minuto sequer na pasta. Por enquanto, o que se deve é cobrar explicações contundentes do ministro.

Para terminar, não custa lembrar: em oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso, as denúncias de corrupção também existiam. Não eram poucas. Engraçado como alguns integrantes da sociedade não exibiam a mesma voracidade para pedir a cabeça dos “protegidinhos dos tucanos”. Dois pesos e duas medidas virou rotina no Brasil. Pena.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 18 de outubro de 2011 em Uncategorized

 

Uma resposta para “Orlando Silva sofre nova denúncia. É hora de mostrar as provas!

  1. Fernando do Valle

    24 de outubro de 2011 at 13:31

    Tambem não achei legal sua tendencia esquerdista…deve-se ter isenção total não acha???

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: