RSS

Copa 2014: Ronaldo decide de qual lado ficará

20 out

A Fifa anunciou oficialmente nesta quinta-feira o cronograma da Copa do Mundo. Confirmou São Paulo como palco da abertura e das semifinais e o Maracanã como espaço da grande final a ser disputada no dia 13 de julho de 2014. Por outro lado, Belo Horizonte ficou com uma das semifinais, Brasilia receberá a disputa de terceiro lugar e já é de conhecimento público: a Seleção Brasileira só pisará no Maracanã caso alcance a decisão. Deve-se enfatizar que teremos horários para todos os jogos: 13h, 16h, 17h, 19h, 22h…haja controle remote e bolso para as empresas que concederão férias aos trabalhadores na época de Copa do Mundo.

Um simples anúncio não deveria, mas possue diversos significativos e quero me deter especialmente no caso do estádio do Corinthians, que segundo o presidente Andres Sanchez acontecerá será finalizado até setembro de 2013. A presença ali de Ronaldo ao lado de dirigentes e políticos não foi por acaso. Ex-jogador e campeão mundial de 2002, seus gestos, atitudes e palavras mandam um recado claro: ele está integrado ao sistema do futebol. Não quer saber de contestar gastos, custos ou bater de frente com cartolas. É um empresário e sua ambição desmedida só faz vislumbrar as oportunidades para encontrar-se com as pessoas que possam lhe abrir portas para grandes negócios.

É uma escolha de Ronaldo e da qual ele tem todo direito, mas fico mais satisfeito em verificar a postura combativa de Romário que, como deputado federal, não tem o mínimo pudor de alertar sobre o descalabro de confirmar como palco de abertura um estádio que sequer foi erguido e concluído.

A Fifa nos próximos três anos monopolizará as atenções no Brasil. Cada evento ou fato será acompanhado por lupa, tanto por aqueles que desejam transparência e decência nos gastos públicos como por gente que deseja tirar uma casquinha. Pelo menos eu sei de que lado está gente como Romário e Sócrates. E também sei a postura de personalidades como Ronaldo Nazário, que encara o futebol apenas como negócio e não como fator de transformação social. Pena.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de outubro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: