RSS

Mediocridade alheia produz desembarque de Emerson Leão no Morumbi…

24 out

A crônica esportiva define suas preferencias ora por medo ou conveniências. Técnicos ríspidos no trato com os repórteres ou autores de palavras secas e espirituosas ganham um certo salvo conduto e não são criticados quando são contratados por grandes clubes. Wanderley Luxemburgo goza de tal privilégio. Emerson Leão, anunciado nesta segunda feira pelo São Paulo, encaixa-se nesse quesito.

Você leu, ouviu e assistiu o mesmo argumento dezenas de vezes: que o São Paulo precisava de um choque de gestão e que seus jogadores estão acomodados e precisam de uma cobrança energética e Leão seria a solução.

Digamos que seja verdade. Porém, o pacote com Emerson Leão também traz problemas. Nunca é demais lembrar: ele não tolera a parte cientifica do futebol e dificilmente trabalha com psicólogo, fisiologista ou outros profissionais gabaritados. Centraliza todas as decisões e comanda tudo com mão de ferro. Um conceito que vai na contra mão do próprio tricolor paulista, ávido por descentralizar suas decisões.

Além disso, o novo técnico do tricolor paulista geralmente encontra dificuldades com veteranos. Sabemos que ele não mexerá com Rogério Ceni, mas como ficará a situação de Rivaldo? Ele terá oportunidades? E Dagoberto? Terá capacidade de assimilar o novo estilo de comando?

Para completar, a parte técnica. Leão tem seu valor como disciplinador, mas está muito atrás na parte tática. Faz um feijão com arroz insosso e que ganha a colaboração de alterações que nem sempre primam pela lógica.

Apesar destes pormenores, o São Paulo resolveu arriscar. E o motivo é básico: nunca tivemos uma safra de treinadores de tão baixa qualidade. Sorte de Emerson Leão, que após passagens polêmicas por Goiás e Sport viabilizou uma bela vitrine ao seu trabalho. Cabe agora aproveitar a chance.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de outubro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: