RSS

Dinheiro na mão do Corinthians é vendaval

26 out

O Corinthians anuncia seu interesse em Tevez. Diz que topa pagar R$ 44 milhões por um jogador de 29 anos, problemático, que saiu brigados em todos os clubes pelos quais passou e ainda não há garantia de retorno no gramado, por causa da sua baixa produtividade técnica. Alguns podem imaginar que a atitude do presidente Andrez Sanchez é pura extravagância ou puro lance eleitoral para beneficiar Mário Gobbi. Ou ainda uma maneira de encontrar uma forma de atrair públicos aos jogos do alvinegro, que já demonstra uma média de público acima de 27 mil pagantes no Campeonato Brasileiro.

Nem um fato, nem outro. O Corinthians apenas é acometido do mal que assola os clubes brasileiros, cercados por um sistema de gestão viciado e cheio de decisões equivocadas.

Vamos aos fatos. A negociação com a Rede Globo gerou uma nova cota de aproximadamente R$ 110 milhões para 2012, uma bolada que será também depositada nos cofres do Flamengo. Com tanto dinheiro à disposição, esta seria a oportunidade de criar uma estrutura para construir uma hegemonia corintiana e flamenguista por anos e anos. Como? Em primeiro lugar, fazer um time competititivo, mas aproveitar a bolada para quitar boa parte das dividas do clube. Na sequência, reforçar a infra-estrutura. Sei que os dois clubes populares detém centros de treinamentos que estão finalizados (como o Coringão) ou ainda em construção, como é o caso do Ninho do Urubu. Mas além disso, o dinheiro poderia ser direcionado ao fortalecimento das categorias de base e fincar a meta de buscar novos talentos. Custe o que custar. O Santos adota a fórmula e bem ou mal, já pegou pérolas como Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar. Para completar o pacote, o dinheiro poderia ser utilizado na profissionalização total do futebol, inclusive com a contratação de executivos e pessoas gabaritadas para transformar o Corinthians em uma marca de alcance mundial. Luis Paulo Rosemberg é competente, mas é andorinha única no verão do futebol brasileiro.

Do jeito que está, o que poderá acontecer? Simples: Flamengo e Corinthians vão gastar os tubos com contratações milionários e se o esquema fracassar, será um dinheiro sem volta. Mesmo se vingar, todos vão lamentar que a alegria será momentânea e os dividendos serão passageiros. Quem viver verá.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de outubro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: