RSS

A doença da politica brasileira: falta de líderes

02 nov

Não há como ficar indiferente ao câncer de laringe diagnosticado em Luiz Inácio Lula da Silva. Além da torcida para que o cidadão Lula recupere-se o mais rápido possível é interessante observar como sua possível ausência escancara as debilidades do nossos sistema político.

Lula é um vencedor. Capaz de unir pontas ideológicas distintas e de conduzir o país em um instante de crescimento durante uma crise mundial. Mas parece que seu trabalho é solo e não substitutos a altura.

Lógico, é verdadeira a lógica de que a conjuntura faz o líder. Mas pare e pense um pouco: que nos últimos anos mostrou capacidade de liderança e talento para falar as diversas classes sociais existentes no país.

José Serra foi um técnico renomado que aos poucos encampou o discurso das elites paulistanas; Geraldo Alckmin, apesar do esforço titânico, consegue ser um politico de alcance apenas regional, sem uma amplitude no seu discurso; Aécio Neves, por sua vez, é o governador conhecido por choque de gestão, mas cuja fama chega, no máximo, no Rio de Janeiro.

Cite apenas aos da oposição, mas o campo governista ainda carece também de nomes de projeção. Eduardo Campos é governador de Pernambucano e pouco conhecido no país inteiro; Sérgio Cabral sofre do mesmo mal do seu amigo Aécio Neves; dos atuais ministros da presidenta Dilma, nenhum mostra tarimba para projetar-se politicamente.

Nesse deserto, Dilma poderá virar uma Cristina Kirchner, uma politica que ganhou uma empurrãozinho e acabando fazendo um vôo solo considerável. Mas penso que no Brasil acontecerá algo mais ampliado: Dilma aproveita a ausência do chefe, ganha projeção e posteriormente recebe o comandante reestabelecido para nova batalha. Bom para o campo progressista e por outro lado a comprovação cabal de que a oposição não consegue encaixar um discurso consistente e com novas propostas, mesmo quando o adversário fica desfalcado.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 2 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: