RSS

A FIFA e sua “coerência”

03 nov

O secretário geral da Fifa, Jérome Valcke deu uma entrevista interessante à edição desta quinta-feira do estadão. Foi uma oportunidade conhecermos como pensa a entidade máxima do futebol em relação aos problemas e obstáculos enfrentados pelos países na organizadores de um evento tão complexo.

Primeiro, a boa noticia: estipular ingressos de até R$ 50 para a primeira fase é a garantia de que pelo menos uma parcela da classe média, residente nas cidades sede, poderá ter a chance de participar da festa. Infelizmente, a abertura e a final encontram-se na mão de patrocinadores, dirigentes e cambistas. E o que eles querem é faturar. Por bem ou mal.

Por outro lado, é inacreditável, o dirigente afirmar com todas as letras que não importa se o dinheiro será construído com dinheiro público ou privado. Um descalabro. Com uma visão tão dantesca, abre-se espaço para qualquer ato de corrupção. Enganam-se aqueles que imaginam que o Itaquerão e o Maracanã, com orçamentos mais explosivos, serão os únicos alvos da bandalheira. Qualquer estádio com risco de virar um elefante branco vira alvo da sede de poder, ambição e dinheiro dessa turma.

Para fechar o cardápio macabro, eis que o dirigente afirma que todas as exigências da Fifa serão bancadas na Lei Geral da Copa. E que não adianta o Brasil espernear porque perderá no final.

Claro, não podemos ignorar o documento assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007 e que dava o pontapé. Mas a sociedade deseja transparência, informações claras e principalmente, quanto essa brincadeira vai custar.

Para terminar, um conflito nas entranhas da Fifa: ela propaga luta contra as drogas mas defende-se com unhas e dentes quando uma marca de bebida alcoólica, sua patrocinadora, é lesão. Não sejamos hipócritas: em excesso, álcool é tão ou mais destrutivo que qualquer droga pesada. Mas Fifa prefere ignorar. O bolso sempre fala mais alto. Pena.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 3 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: