RSS

Ninguém quer a TV Brasil. Quem deseja praticar cidadania?

06 nov

Com a saída de Tereza Cruvinel e a entrada de Nelson Breve, virou esporte preferido dos meios de comunicação  da esfera privada meter o pau na TV Brasil, a televisão criada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser uma espécie de BBC dos trópicos. Ninguém pode ignorar que quatro anos depois de sua instalação, os resultados são para lá de decepcionantes. Dá para dizer, pífios, no mínimo. O que abre espaço de alguns defenderem a inutilidade da emissora. Ou no delírio mercadológico alguns imaginarem que o setor privado cumpre com as funções designadas pela concessão pública.

Balela. Conversa mole. Ninguém será louco aqui de ignorar que a TV Brasil não saiu do casulo de TV chapa branca. Mas e a TV Cultura? Não cumpre papel parecido no estado de São Paulo?

Se pegarmos as redes abertas, o quadro é pior. Seja sincero: quando você vê uma matéria no Jornal Nacional, Jornal da Record, Jornal da Band e outros menos cotados, você sai com a certeza de que os dois lados da noticias foram contemplados, especialmente no que se refere ao noticiário político? Vou mais longe: todos os programas ( eu disse: todos!) os programas que passam na televisão tem a meta de contemplar o interesse público? Ou o Big Brother virou exemplo de cidadania e não me avisaram?

Ao invés de meter o pau na TV Brasil e pedir por sua extinção, os executivos de televisão deveria pedir ao governo federal que fosse aberto um canal de colaboração para que a emissora decolasse e realmente prestasse o serviço para o qual foi criado.

A BBC é um orgulho dos ingleses. A TBS nos Estados Unidos dá audiência pequena, mas presta um importante contraponto ao domínio dos impérios ABC, ABC, NBC e Fox. Desarmar os espíritos e colaborar na construção de uma boa ideia seria um belo auxilio de quem hoje está longe de se preocupar em fazer uma televisão calcada 100% na cidadania.            

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 6 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: