RSS

Sérgio Cabral, o esperto

11 nov

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é um cara esperto. Espertissimo. Afinal, não é qualquer pessoa que transforma um tema técnica – a distribuição dos dividendos gerados pela produção de petróleo – em tema popular e de fácil assimilação. Conseguir colocar 150 mil pessoas nas ruas para pedir a manutenção do dinheiro é realmente um feito. Ratifica uma onda de otimismo que invade o Rio de Janeiro e que chega no futebol, com as boas campanhas de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

Não vou entrar no mérito da discussão, pois cada lado apresenta sua razão. Mas quando digo que o governador é esperto é pelo fato dele aproveitar-se do brio ferido do carioca.

Explico: nos últimos anos, o noticiário negativo povoou o Rio de Janeiro. São enchentes que arrebentam com cidades; tiroteios e mortes estúpidas de jornalistas; sistema de saúde a beira do caos e fatos isolados extraordinários, como uma figura que entra no colégio e dispara para todos os lados.

Para completar a tragédia, há anos que São Paulo já superou o Rio de Janeiro em termos de importância econômica. E ameaça destruir o ultimo bastião, que é o papel exercido pelo papel cultural. Mesmo que inconscientemente, a passeata não foi pelos dividendos do petróleo e sim pelo resgate da auto estima do carioca. Que seria uma boa noticia para o Brasil.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: