RSS

O futebol brasileiro vive uma bolha ou o dinheiro veio para ficar?

13 nov

O jornal O Estado de São Paulo traz uma interessante reportagem na sua edição dominical a respeito do crescimento dos negócios do futebol no Brasil. Com o incremento de receitas e novas formas de captação, o futebol brasileiro alcançou o patamar de 1 bilhão de euros e o Corinthians, tornou-se a quinta camisa mais valiosa do planeta, com R$ 48 milhões anuais. Também mostra que mesmo clubes pequenos se tornaram atrativos ao mercado sul-americano e pode ser uma tábua de salvação ao baixo clero da modalidade.

O que é interessante observar é como a europeu tem dificuldade em digerir esse novo momento. Na matéria, os dirigentes do Milan e do Chealsea deixam claro sua discordância em relação aos valores pedidos e que o mercado africano pode ser a saída para obtenção de pé de obra mais barata e eficiente.

O Brasil chegou em uma caminhada decisiva. Não pode recuar. Para que isso não se transforme em uma bolha financeira, os clubes precisam aproveitar o momento e investir maciçamente em infra-estrutura, categorias de base, conquista de novos torcedores e especialmente na redução de suas dividas com o fisco. Só o Botafogo tem uma pendura de R$ 375 milhões. Algo precisa ser feito. Antes que o sonho, ao invés de virar um cenário duradouro, transforme-se em um pesadelo sem hora para acabar.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: