RSS

Qual o futuro do jornalismo???

16 nov

O ex-editor chefe do The New York Times, Bill Keller deu uma importante entrevista na ediçãode hoje do jornal “Folha de São Paulo” sobre o futuro do jornalismo impresso e a possibilidade de cobrança por acesso após certa quantia de download. É um material obrigatório para qualquer pessoa ligada a comunicação conferir.

Particularmente, acho que a internet acrescentou muito ao jornalismo e aos jornalistas. A velocidade da noticia é algo especialista para quem está on line e considero que os jornais deveriam caminhar para um material mais analítico e que detectasse tendências. Quanto ao rádio e a televisão, as trilhas são diferentes: as emissoras especializadas em jornalismo certamente terão lugar certo no dial das Am´s e da Fm´s e mesmo aquelas ditas populares poderão fazer a diferença caso a prestação de serviço prevaleça.

No entanto, não adianta nada focar na formação intelectual e técnica do jornalista se algo for deixado de lado: a sensibilidade. Um dos motivos da nossa queda de qualidade é que nos últimos anos nos importamos em adquirir o domínio de outros idiomas (necessário), frequentamos cursos de pós graduação (essencial), mas quando nos sentamos diante do computador viramos burocratas e as vezes até insensíveis. Nós, jornalistas, bradamos contra a corrupção, mas não vamos ao nordeste para verificar se tudo que o dito “sapo barbudo” fez foi uma porcaria. Não percebemos a mudança de perfil do trabalhador brasileiro e falhamos na hora de fazer uma análise de como as classes mais baixas encaram a politica, o dia a dia e o cotidiano na luta por melhores condições. E não é porque somos mal intencionados. É que não estamos preparados. Antes da revolução anunciada por Bill Keller acontecer, algo precisa acontecer dentro de nós, jornalistas. Para que toda essa tecnologia tenha algum proveito.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: