RSS

Ciro Gomes quer divórcio PT-PSB, mas a esposa está indecisa. Pode?

18 nov

Após um longo e tenebroso inverso, Ciro Gomes ressurgiu para dar seus pitacos no mundo político. E em uma primeira entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o ex-governador e ex-ministro disse que o PSB deveria começar lançar as bases de um vôo solo e que não descarta uma nova candidatura à presidência da República.

Há tempos o PSB ensaia um pedido de alforria e independência. O que seria legitimo e bom para democracia. Ciro Gomes, por sua vez, tem todo o direito de reclamar. No momento mais delicado do governo Lula, foi um dos poucos ministros aliados que se manteve fiel e foi na linha de frente para atacar os males do PSDB e o discurso oposicionista.

Minha dúvida é apenas saber se Ciro Gomes extermina com a dubiedade do PSB. Em alguns estados tem aliança com o PT e no plano federal ainda vota de acordo com os interesses do Palácio do Planalto. Mas em alguns locais, o PSB abraça entusiasticamente o PSDB e promete uma parceria vindoura. Em Campinas, por exemplo, cidade com mais de um milhão de habitantes, o único tema falado e retratado é uma possível aliança de seu candidato Jonas Donizete, com os tucanos, que poderiam até colocar Carlos Sampaio como vice-prefeito. Em Belo Horizonte, o PSB governa junto com PT e PSDB. E no segundo turno das eleições passadas, o próprio Ciro Gomes foi um entusiasta cabo eleitoral de Dilma, assim como o governador pernambucano Eduardo Campos. Sinto muito, não aceito a desculpa de que naquele momento deveria se evitar o mal maior que é José Serra. Se ele era tão nocivo, como Aécio Neves, que é do mesmo partido, pode ser benéfico? Afinal, quem vence eleição, aplica o pensamento do partido. Seja Serra, Aécio, FHC. E hoje, queiram o não os filiados, o PSDB é representante sim do pensamento de direito no Brasil.

Fica a pergunta: como bater no peito e anunciar-se com um ideário progressista se o campanheiro de chapa em determinada ocasião for ostensivamente de linha conservadora? Antes de divorciar-se de Dilma e do PT, Ciro precisa mandar o PSB fazer uma terapia. Coletiva, de preferência.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: