RSS

Para quem não viu no Facebook: vaidade, o virus que destrói os humoristas de hoje…

18 nov

Ontem fiquei em sessão nostalgia assistindo vídeos de Jô Soares, José Vasconcelos, Agildo Ribeiro e Chico Anisio. Você pode até não gostar dos caras, mas eles eram antes de tudo atores e sabiam compor personagens e contar histórias com maestria. Pare de viajar no tempo e pegue os exemplos de hoje. Sei que alguns vão até chiar, mas hoje dessa nova geração eu só destaco o Marcelo Adnet e a Dani Calabresa. E também a Miá Mello. Possuem texto, montam personagens legais, que fazem rir e não precisam de fiar em cima de celebridades para gerar a risada alheia. Ceará, Carioca e Polvilho são bons, mas se perderam nessa ansia estabelecida na televisão de quem humilha mais o semelhante. Mas podem retomar o caminho. Até porque mostram condições de incorporarem personagens e exibirem um texto competente.

CQC? Bem, vou ser claro: eu não vejo como programa humoristico. É apenas uma tentativa de jornalismo com gracejo. A diferença deles pro Tiago Leifert é que eles vestem terno preto. A semelhança é ansia de ambos em transformar o jornalismo em entretenimento e não em prestação de serviço à sociedade. Marcelo Tas pode ser tudo, mas sinto muito, não é humorista. É, no maximo, um bom apresentador. Não, professor Tiburcio não vale. E nem Ernesto Varela, que tinha apenas boas sacadas. Nada mais. Rafinha Bastos? É seguidor da velha escolha do humorismo por insulto. Algo que faz sucesso nos EUA. Só. Rafael Cortez? Oscar Filho?Felipe Andreoli? Mônica Iozzi? Marco Luque? Não imagino nenhuma dessas figuras apresentando um programa semanal, de uma hora, com diversos tipos como faziam Chico e Jô ou esquetes diferenciadas, como a TV Pirata. São limitados. Alguém pode argumentar que fazer Stand-up é difícil e que é preciso prender a atenção do espectador. É verdade. Mas o stand-up é o ponto de partida de uma carreira de sucesso e não o fim. Jerry Seinfeld, David Letterman, Jay Leno, Jô Soares, Chico Anísio, José Vasconcelos, sempre foram craques na modalidade, mas também é verdade que sempre fizeram questão de mostrar de que eram capazes de fazer outras modalidades de humor, seja na televisão ou no cinema. Mesmo Jô, alcançou o reconhecimento no programa de entrevista após fazer programas de humor na Record e na Globo por 30 anos. Trajetória sólida e constante.

Os humoristas de hoje ficam no mundinho do Stand-up e se consideram deuses. Poderíamos dizer que é um clube fechado. Protege e nivela todo mundo e esconde a mediocridade contida em cada um.

Ou alguém pensa que as perguntas que eles fazem saem da cabeça deles? É produção pura. Danilo Gentilli é capitulo á parte. Preste atenção no programa dele, o Agora é Tarde: quem segura a onda é o excelente Marcelo Mansfield (que já atuou em novelas e no teatro) e a dupla que esqueci os nomes. Quando a responsa fica em cima dele, o desastre: o monológo de Gentili é péssimo, sem imaginação, desconectado e cheio de ideias vazias. Compare com os programas de David Letterman e Jay Leno e verá que não tô exagerando. Quanto ao Marcelo Tas, um lembrete: se ele fosse um humorista de verdade, faria como Jô Soares que se declara anarquista. A explicação de Jô para tal posicionamento é simples: se pender para um lado, fatalmente irão cobrá-lo quando o politico que ele apoiou pisar na bola. E Marcelo Tas já declarou voto para José Serra e tem ligações com a juventude do Dem. Nada contra. Mas quem me garanto que ele será tão ácido quanto é com o PT quando um presidente tucano estiver no Palácio do Planalto? O mesmo vale para o Casseta e Planeta que apoiava o PT na década de 1980 e 1990. Humorismo não é lugar para fazer plataforma político. Eles não são aliados e sim, no máximo, vitimas. . É, reclamávamos antigamente, mas a verdade é que os humoristas de antigamente só faziam rir. Atualmente, aqueles que se acham dotados da função, tiram, no máximo, um gracejo.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: