RSS

Dilma e sua (difícil) relação com o Congresso Nacional

21 nov

O excelente site Congresso em Foco aborda em sua página que a situação parlamentar da presidenta Dilma Roussef é melhor que a do seu antecessor mas pior em relação a Fernando Henrique Cardoso, que uma coalização de centro-direito para apoiá-lo. A mandatária atual por sua vez, aposta todas as fichas em uma base diferenciada e cheia de divergências politicas. Corre o risco de sofrer derrotas acachapantes, mesmo quando aparentemente está com maioria folgada.

Penso, no entanto, que o grande problema não está na forma do congresso e suas características diferenciadas e sim, o sistema político implantado pela Constituição de 1988. Na realidade, não temos presidencialismo e também não possuímos parlamentarismo. É um mix das duas formas, pois o presidente é um primeiro ministro informal e precisa tomar a frente das negociações para satisfazer os atores envolvidos.

Esse é o nó da questão. Dilma Roussef já mostrou que não nenhum apreço pela conversa ao pé do ouvido e a negociação política. Para piorar o quadro, a ministra de Relações Internacionais, Ideli Salvatti, é conhecida muito mais por seu temperamento explosivo do que por seu talento em compor a base e fazer acordos. Pode melhorar? Pode! Ideli Salvatti poderá virar uma grande surpresa do primeiro mandato? Sim, com certeza. Hoje, no entanto, a certeza é que a presidenta tenha bons índices de popularidade e retumbantes traições no congresso. É aquela velha história: escolher é perder. Sempre.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: