RSS

PT x midia: é hora de atitude propositiva

26 nov

O Partido dos Trabalhadores realizou na sexta-feira um seminário para tratar sobre a democratização dos direitos de comunicação. Reclamou do tratamento dado pela mídia comercial, relembrou as agressões dirigidas ao ex-presidente Lula e pediu a regulamentação como acontece em outros países.

Penso que é uma reivindicação justa e salutar. Realmente, não existe diversidade de pensamento na imprensa brasileira e o ideário de esquerda está demonizado por alguns colunistas, como Arnaldo Jabor, Ferreira Gullar, Dora Kramer, entre outros. Mas um adendo: eles possuem direito legitimo de tomarem tal atitude. A democracia pressupõe a propagação das ideias. Mesmo que esses conceitos sejam sem sentido.

Só que antes de pedir a regulamentação da democratização da informação, o PT precisa fazer uma terapia e um ajuste de contas. No primeiro caso, é definir de uma vez por todas como quer tratar a mídia tradicional seja como inimiga ou uma peça existente do jogo democrático. Se o caminho escolhido for a segunda opção, que arque com as consequências e quando se sentir atingido, dirija-se a Justiça e lute por seus direitos.

Quanto ao ajuste de contas, é simples e direto: é preciso formatar de uma vez por todas um sistema de comunicação com clara orientação de esquerda. Se não for para defender o governo, que ostente bandeiras ignoradas pela mídia comercial.

O que vemos hoje é só chiadeira, reclamação e lamentos. Ao invés disso, que tal arregaçar as mangas e tentar convencer empresários liberais (eles existem, acreditem) a investirem em um meio de comunicação voltado aos movimentos populares e teses defendidas pelo governo? Se for esperar boa vontade dos grandes conglomerados, pode esquecer: eles entendem a democracia e já escolheram o seu lado. Cabe ao PT criar um contraponto ou capitular.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: