RSS

CUT distancia-se do governo federal. E isso é bom…

27 nov

Nem sempre o que vendem como noticia ruim corresponde à realidade. O jornal Folha de São Paulo traz domingo uma matéria sobre a disputa de espaço no Ministério do Trabalho, especialmente na Secretária de Relações do Trabalho, responsável pela autorização de funcionamento dos sindicatos. Ligado à Força Sindical, o PDT patrocinou um acréscimo de 121% de sindicatos ligados a entidade comandada pelo deputado Paulinho da Força. Po outro lado, a CUT, comandada por Artur Henrique, ostenta crescimento de 20,2%.

A reportagem deixa claro que o PT almeja voltar ao posto e os pedetistas fazem de tudo para segurarem a caneta. Eu, se fosse presidente da CUT, torceria para que o ministério continuasse na mão dos adversários.

O motivo é simples: a CUT cresceu e se firmou como a principal central sindical da américa latina em cima de trabalho oposicionista. Mobilizou trabalhadores, conscientizou sindicatos e teve papel político relevante nas décadas de 1980 e 1990 sem precisar possuir assento na Esplanada dos Ministérios. No governo Lula, apesar dos esforços dos dirigentes sindicais, a presença do PT no Ministério do Trabalho, sempre transmitiu a sensação de que a central era correia de transmissão do governo Lula.

Hoje, a CUT apoia a presidente Dilma, mas o relacionamento ficou distante. Isso, por incrível que pareça, revigorou o ambiente política e as mobilizações ganharam outra cara e dinâmica. Bem ou mal, a CUT fica a vontade para criticar porque é o adversário que toma conta de uma pasta considerada estratégica.

O Brasil, para consolidar sua democracia, precisa de uma central combativa e democrática como a CUT. Do jeito que está, é melhor continuar assim. É bom para o trabalhador e ao pais.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: