RSS

Gilberto Gil joga os direitos autorais para longe. Ele está certo?

27 nov

Gosto de pessoas intrigantes, revolucionárias e que gostam de provocar. Gilberto Gil é exemplo. Ex-ministro da cultura e atualmente novamente na ribalta, tem uma visão diferenciada sobre a exibição na sua obra. Na visita ao seu site oficial, é possível conhecer e ouvir toda a obra. Já no site do Instituto Jobim, sua atitude foi a de abrir cartas, rascunhos de letras, objetos digitalizadosm e todo material que pudesse ajudar a compreender a conjuntura em que foram formuladas suas obras.

Sei sobre a existência de um debate sobre a questão de direitos autorais. A ministra Ana de Holanda tem visão totalmente oposta ao que foi defendido por Gil no passado.

Confesso não possuir opinião formada sobre o tema. Mas alguns pontos me chamam a atenção. Na questão da música, penso que bloquear o acesso é missão inglória. Gilberto Gil tem razão em abrir o seu espolio. Até porque, mesmo que o seu site não ofereça tal dispositivo, é certo que as pessoas vão usar recursos para copiar os arquivos. O jeito é sobreviver de shows. Acabou-se o tempo em que Roberto Carlos fazia uma temporada de shows no caneção, fica em casa pensando em novas obras e a vendagem de discos garantia o sustento e independência financeira. A saída hoje é colocar o pé na estrada.

Se o setor musical tem uma saída para a questão dos direitos autorais, ainda não me convenci sobre a questão de literatura e o setor audiovisual. A pirataria nesses setores cresce a olhos vistos e não vejo um plano B disponível para remunerar de modo satisfatório esses protagonistas. No final, Ana de Holanda ganha argumento poderoso. Se alguém apresentar um contraponto sólido, certamente minha dúvida acabará. Enquanto isso, o jeito é debater, trocar ideias e curtir o que as pessoas de talento podem oferecer. Certo, Gilberto Gil!?

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27 de novembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: