RSS

A influência de Lula na capital paulista veio pela internet

11 dez

Pesquisa Datafolha traz um dado interessante: 48% dos eleitores de São Paulo mostram-se dispostos a votar em um candidato indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dado interessante especialmente se verificarmos o histórico de resistência ao lulismo na cidade de São Paulo. A última passagem petista na prefeitura foi traumática, com Marta Suplicy perdendo a eleição para José Serra e em clima de guerra com a classe média. O tempo passou, Lula venceu duas eleições presidenciais e mesmo assim jamais conseguiu emplacar uma votação consagradora em São Paulo.

O que produziu a mudança de opinião? Dizer que os governos tucanos decepcionaram ou que Gilberto Kassab mostrou-se um desastre administrativo é insuficiente. Talvez a explicação resida nos grotões e na periferia da cidade, em que a internet democratizou a informação. Explico: em tempos antigos, jornais, rádio e televisão faziam a cabeça média de São Paulo e que levava a reboque as classes mais populares.

Todos sabemos que os meios de comunicação da capital paulista tem resistência histórica ao PT. Isso não mudou. Mas quando um habitante da periferia acessa a internet, dá com noticias, blogs, portais e sites que mostram uma outra visão do governo Lula, aquilo gera um efeito cascata, pronto a influenciar em médio e longo prazo as pessoas que estão em sua volta. Que certamente viviam confusas por possuírem a sua vida em franca melhoria e os meios tradicionais alardeando o apocalipse.

De certa forma, o jogo está mais equilibrado. Lula sabe disso e na hora certa tentará definir a partida em favor de Fernando Hadad, que ainda é mero desconhecido. Mas com um padrinho desse porte, a esperança não pode morrer.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: