RSS

Corinthians reclama do calendário. Só que não se esforça para mudá-lo…

12 dez

Vira e mexe o calendário do futebol brasileiro vira o assunto do momento. O Corinthians foi campeão brasileiro e agora reclama da possível maratona de jogos a que será submetido na Libertadores e no Campeonato Paulista. Planeja montar duas equipes para que alguns jogadores entrem no gramado apenas uma vez na semana.

Discurso bonito e eficiente e que se recusa a enfocar o principal problema do futebol brasileiro, que é o excesso de times nas competições. Pegue, por exemplo, o Campeonato Paulista. Como justificar que o vencedor realize 23 partidas em um calendário que vai de janeiro até maio? Qual o apelo, o diferencial? Por que uma competição com 20 clubes?Atender ao interior paulista? Balela. Os clubes tradicionais sobreviveriam independente do tamanho da competição e de quebra poderíamos exterminar os chamados “times de aluguel”, que servem apenas aos interesses dos empresários de ocasião. Solução? Podem me chamar de radical mas faria um paulistão de no máximo 12 clubes, em turno único e os quatro primeiros nas semifinais e os três últimos com queda para a Série A-2, que também possuiria 12 times.

No Brasileirão, também promoveria um novo enxugamento. Uma competição com 18 times estaria de ótimo tamanho. E mais: os três últimos cairiam e o quarto e o quinto piores disputariam um rebolaram com os quarto e quintos colocados na Série B.

Faça as contas: nesta singela proposta de calendário, o Corinthians faria, no máximo, 15 jogos no Paulistão e outros 34 pelo Brasileirão. Ou seja, faria 49 jogos ao invés dos atuais 61 duelos. Por que a mudança não é levada a frente: porque ninguém admite que os interesses falam mais alto do que o critério técnico. Infelizmente!

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 12 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Uma resposta para “Corinthians reclama do calendário. Só que não se esforça para mudá-lo…

  1. André

    12 de dezembro de 2011 at 19:37

    Esse critério técnico referido por você na verdade cham-se ELITIZAÇÃO. Engana-se você que isto acabaria com times de aluguel: na verdade apenas ficariam os times de aluguel, isto é, os times de empresários, que contam com forte apelo financeiro.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: