RSS

Muricy Ramalho e o reino dos técnicos brasileiros medianos

12 dez

Gosto de Muricy Ramalho. Não tem nenhuma genialidade na cartola, possue limitações, mas é sério, trabalhador e com um sistema tático baseado no sistema defensivo e na força física que lembra muito Rubens Minelli, coqueluche do futebol brasileiro nos anos 1970. Mas como o estrelato é um vírus devastador, Muricy fala bobagens. E como fala! A última foi que Pepe Guardiola para comprovar sua capacidade como comandante do Barcelona também deveria trabalhar no futebol brasileiro. Sua insinuação é a de sempre: o futebol local não dá condições de trabalho, não espera resultados e geralmente é injusto com os treinadores no instante da demissão.

Quero inverter o roteiro. É muito fácil culpar os cartolas pelos seguidos fracassos e a falta de paciência por resultados. O que Muricy não contou na entrevista coletiva é a grande colaboração dos treinadores para esse estado de coisas.

Pegue como exemplo o técnico campeão brasileiro. Ninguém contesta a capacidade de Tite, mas vira e mexe é comum verificar sua autopromoção diante dos microfones, assim como Muricy. Ou Luxemburgo. Abel Braga. Ou todos. Mas quero alguém me aponte uma única ideia original, moderna, inovadora oferecida por esses profissionais. O que vemos no futebol brasileiro é a tática da moda. Uma época vale a pena jogar com três volantes; em outra, são os três meias e o centroavante isolado que dita a regra. Novidade? Nenhuma.

Não, recuso-me a aceitar a desculpa de que não se consegue mostrar ideias novas pela pobreza intelectual dos cronistas esportivos. Conversa mole. Hoje temos facebook, sites, blogs e uma série de trunfos que não necessitam do filtro jornalístico. Não usam porque não existe nada novo para exibir.

Que fique claro: se o Santos for campeão do mundo, certamente Paulo Henrique Ganso, Neymar, Elano e outros menos cotados terão grande cota de responsabilidade. Ao treinador, caberá o papel de sempre: vender o seu feijão com arroz como se fosse caviar.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: