RSS

Muricy Ramalho terá que lidar com o improviso. Senão…

16 dez

Em conversa nesta semana com meu amigo e colega de profissão Ariovaldo Izac fui chamado atenção para um detalhe que poderá fazer a diferença na final do mundial de Clubes entre Santos e Barcelona, programada para domingo, no Japão: as dificuldades do técnico Muricy Ramalho em mudar o panorama de uma partida.

O técnico santista tem uma capacidade inegável, mas em virtude de sua tensão ou nervosismo durante os jogos, dificilmente consegue fazer uma mudança tática ou nominal que mude os rumos da parte. Talvez essa seja sua única semelhança com Telê Santana, um gênio para treinar e conducionar suas equipes antes das decisões, mas que tinha embaraços quando encarava um treinador mais tarimbado e com alternativas.

Muricy está cercado  especialmente por Pepe Guardiola não curte monotonia. Pelo contrário. Além da técnica e da habilidade, o Barcelona possue a capacidade de mudar de posicionamento com a condição do duelo. Começa com três zagueiros e quatro no meio-campo, mas nada impede que, sem qualquer alteração, ele modifique para um 4-4-2 ou um clássico 4-3-3. Detalhe: sem pedir ajuda do banco de reservas.

As noticias no Japão dão conta de que Muricy prepara um esquema com três zagueiros para encurtar os espaços e impedir a progressão do time catalão. Mas o técnico santista precisa superar suas limitações e também preparar-se para mudar de planos nos 90 minutos. Caso contrário, a versatilidade do Barcelona irá atropelar.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: