RSS

Barcelona 4 x 0 Santos: erros e vacilos em uma goleada previsível

18 dez

O Santos foi goleado na manhã de domingo pelo Barcelona por 4 a 0. Uma vitória incontestável construída em cima do conjunto formulado em cima do trabalho do excelente Pepe Guardiola. Ganhou com sobras a Liga dos Campeões, mantém a esperança de faturar novamente o Campeonato Espanhol e segue firme na construção de transformar Lionel Messi novamente em melhor do planeta. Agora, uma dúvida fica na mente de todos: o alvinegro santista poderia jogar melhor? Haveria possibilidade de engrossar o jogo?

Taí uma resposta que jamais saberemos, mas é fácil apontar alguns erros cometidos pelo técnico Muricy Ramalho e que abriram caminho para o revés. Sua decisão de entrar com três zagueiros e possuir sempre alguém na sobra foi correta, mas havia um obstáculo: qualidade técnica. Ninguém do sistema defensivo mostrava capacidade ofensiva suficiente para sair com a bola dominada e atuar como fator surpresa. Resumo: o Santos cortava a bola, mas o Barcelona retomava a posse de bola. Prova disso foram as inúmeras saídas de bola do goleiro Rafael sempre com chutões, enquanto o time espanhol tocava a bola desde a aparição do goleiro Valdez.

Outro problema era a ausência de variações. Muricy armou um time de uma maneira e não fez qualquer esforço para escapar do talentes de Iniesta e de Xavi. Reparem: Messi é genial, mas a diferença está na capacidade de criação do seu meio-campo. Parece infinita.

Para terminar, as estrelas sentiram a responsabilidade. Neymar ficou sumido no meio-campo e em boa parte do tempo não recebeu bolas, culpa também de Paulo Henrique Ganso, submergido pelo toque de bola catalão.

O Santos não tem do que se envergonhar. Teve uma temporada maravilhosa. Mas a derrota serviu para mostrar o que ninguém admite: o futebol brasileiro, em termos táticos e técnicos está anos luz atrás do futebol europeu. Independente da qualidade do Barcelona.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: