RSS

O Barcelona é espetacular. Mas não é o melhor da história…

18 dez

 

Comentaristas embasbacados e torcedores impressionados elegem o Barcelona de Messi como o melhor time da história. Lógico, suas conquistas são incontestáveis e são construídas desde a época que Ronaldinho Gaúcho e Deco davam as cartas no Nou Camp. Mas a avaliação é precipitada. O time catalão pode ser colocado entre os 10 melhores times da história.

Ser o melhor é impossível de aferir. O futebol teve várias épocas, mudanças de regras, evolução na preparação física, calendário e isso interfere diretamente no desempenho dos times.

Além disso, não há como desprezar a história construída pelo Santos de Pelé, o Real Madrid de Di Estefano, o Ajax da década de 1970, ou até mesmo o Flamengo de Zico e o Milan de Guillit e Van Basten, que marcaram época na década de 1980.

O que podemos cravar com certeza é a colaboração do Barcelona para o mundo de futebol. Se na década de 1990, o preparo física e a velocidade ditavam o ritmo, o time espanhol prova que ainda é possível ganhar com técnica, habilidade e uma boa dose de cadência no toque de bola. Não é algo que se deva desprezar. Mas daí a dizer que é o melhor da história vai uma distância enorme.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: