RSS

Montillo e a falência das categorias de base do futebol paulista

21 dez

Não me canso de alertar sobre a pobreza das categorias de base dos clubes brasileiros. Milhões de reais são investidos apenas para apurarem atletas de capacidade mediana, excetuando-se o Santos, que nos últimos anos revelou Robinho e Neymar. Não é pouco. Um sintoma desse estado de calamidade pública é a disputa deflagrada em torno do meia Montillo, do Cruzeiro.

Ninguém nega suas qualidades: cerebral, técnico, habilidoso, forte nas bolas paradas e com capacidade de liderança, foi peça fundamental para o time celeste escapar do rebaixamento. Marcou 12 gols, fez assistências e foi valorizado.

O argentino está na dele e tem pleno direito de pedir o quanto quiser. O “X” da questão está nos clubes. O tricolor paulista está atrás do atleta e está disposto a pagar R$ 6 milhões mais três atletas. Mas para que serve afinal de contas o Centro de Treinamento de Cotia? Como milhões são investidos, olheiros são pagos e não conseguiram revelar nenhum armador de qualidade? É falta de material na praça ou incompetência?

O mesmo quadro se aplica ao Corinthians. Do que adianta receber milhões da televisão sem dar o grito de independência e mudança de foco? Sim, porque prata de casa não é valorizado no Corinthians. Lulinha e Dentinho tiveram que sair para provar seus valores e o goleiro Julio César, apesar de campeão brasileiro, ainda é contestado.

Seja Corinthians ou São Paulo, Montillo exercerá nesses lugares apenas o papel de cortina de fumaça para esconder o básico: as categorias menores falham em sua missão.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: