RSS

Campinas só fala de corrupção. E o resto, não importa?

23 dez

Campinas é considerada a terceira praça bancária do país e um importante centro de tecnologia. Abriga uma das mais importantes universidades da América Latina e hoje conta com mais de 1,2 milhão de habitantes. Mesmo com tantos aspectos positivos, dá para afirmar sem medo de errar: a cidade faliu em termos de cenário político.

Cassar Demétrio Vilagra, Hélio de Oliveira Santos por corrupção e posteriormente aprovar um aumento de 126% nos salários fizeram com que vereadores e políticos em geral caíssem em total descrédito perante a população.

População, aliás, que diga-se de passagem tem boa parcela de culpa. Não pesquisa a vida dos candidatos, não participa continuamente do processo político e contenta-se com explicações vagas e vazias.

Outro problema é que os ditos formadores de opinião público só falam de corrupção e esquecem do resto. Digamos que todos sejamos obrigados a encampar o discurso de que o prefeito de Campinas conduziu uma turma de gafanhotos e assaltou os cofres públicos. E que o roubo foi o maior da história. E que a agora a limpeza será feita de modo maravilhoso e exemplar. A pergunta que fica é: o que vamos fazer com obras e empreendimentos iniciados por Hélio e que eram pedidos históricos da cidade? Vamos jogar na lata do lixo?

O que quero dizer é que o facebook, twitter e outras formas de comunicação são usados por eleitores e jornalistas para cobrar que os futuros governantes não cometam atos de corrupção. Mas reparem: nesses dias de crise política, nenhuma alma teve coragem de pedir e reivindicar que os partidos apresentem planos para continuar obras de Hélio e Vilagra, que queiram ou não, beneficiaram milhares de pessoas. Ou seja, corremos o risco em 2013 de sairmos de um prefeito populista e suspeito de corrupção para um mandatário honestíssimo, mas extremamente incompetente e sem sensibilidade para as demandas da periferia. Sabe o que é pior? A culpa será inteiramente da população de Campinas, que ainda imagina possuir apenas 250 mil habitantes e parece querer viver um conto de fadas eterno. É hora de virar a página. Antes que seja tarde.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 23 de dezembro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: