RSS

O BBB e o interesse público

08 jan

Os debates e discussões no Brasil sempre caminham no campo do superficial. Adota-se uma ideia pronta e dane-se no que está ao redor. Confira o caso da televisão aberta. Iniciou-se um debate ferrenho sobre a validade ou não do Big Brother Brasil. Uns dizem que é um lixo, outros afirmam ser entretenimento e que não deve ser levado a sério.

É uma conclusão simplista seja de um lado ou de outro. O ponto inicial é que o programa comandado por Pedro Bial é reflexo da nossa falta de cultura geral, pouca ênfase na difusão de uma educação que reflita o que é realmente o povo brasileiro. Valorizamos o descartado, o fútil, aquilo que não acrescenta nada. Mas tomamos tal atitude pelo fato de que, na maioria das vezes, não temos a mínima noção de que existe um bom livro para ler, uma peça de teatro acessível para presenciar um filme de qualidade para conferir.

Aceitamos tudo o que vem da televisão. Cometemos um pecado maior: esquecemos as tarefas de qualquer concessão de radiofusão pública. Se é público, tem que colaborar para difusão de valores culturais e na melhoria da identidade nacional.

Digo isso porque a Rede Globo em si age como médico e monstro. Se por um lado banca o Big Brother, leva ao ar uma minissérie sobre Dercy Gonçalves e seriados e filmes decentes. Ou seja, a Globo pisa na bola. Mas se o BBB propaga-se há 11 anos, o seu maior sustentáculo está no público. Cabe a esse grupo querer mudar de opinião. Está difícil.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 8 de janeiro de 2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: