RSS

Carro + alcóol +status= confusão na certa!

31 jan

Vejo nos jornais de hoje que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quer formular um projeto de lei para endurecer os motoristas que são pegos alcoolizados. A suspensão da carteira poderia atingir dois anos e a multa poderia ficar acima de R$ 3,8 mil. Sua intenção é exterminar com o cenário de hoje, em que muitos infratores se recusam a fazer o teste do bafômetro e assim evitar que produzam provas contra si, um dispositivo vetado pela constituição.

Nas argumentações contra e a favor, você certamente ouviu falar que tudo passa por educação no trânsito, disciplina na hora de dirigir, etc, etc, etc

Existe um conceito mais profundo e cujo o condutor não deveria ser o Ministério da Justiça e sim da Educação. Explico: boa parte dos acidentes com motoristas embriagados tem o sexo masculino como protagonista. E sabemos que o carro para homem não é apenas um meio de transporte. É um status, uma forma de poder, de intimidar e se impor sobre as pessoas.

Pegue a memória e relembre: você já deve ter circulado com alguma pessoa que dirigia em alta velocidade pois queria se mostrar ou fazer um “racha” virtual com qualquer veiculo que estivesse ao seu lado.

Muitos motoristas também consideram um sinal de fraqueza entregar a direção para outra pessoa. Conheço pessoas que dirigem mesmo em total de embriaguez para que não exibam fraqueja diante de um amigo, namorada, marido, parente…É babaca? Claro que é! Mas esta é a sociedade brasileira.

Transformar o carro em mero meio de locomoção seria o primeiro passo para diminuir os acidentes e inibir a presença no álcool combinado com o volante. Duro é constatar que a mente de muitos motoristas brasileiros estão despreparados para um conceito tão simples.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 31 de janeiro de 2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: