RSS

PT faz 32 anos. Quer comemorar outros 32?

10 fev

O Partido dos Trabalhadores completa nesta sexta-feira, 32 anos de existência. Amado e odiado na mesma proporção, foi responsável por mudar o cenário político do Brasil. Pelo menos forçou que boa parte das pessoas que nunca ligaram para a política dedicassem uma parte do tempo ao assunto. Nem que fosse para odiar e destilar críticas. Mas provocou uma reação.

Um partido cuja maior liderança saiu do Palácio do Planalto com 87% de aprovação popular. Um presidente que, mesmo sem estudo universitário fez programas voltados aos estudantes carentes. A economia, por sua vez, registrou crescimento vertiginoso e sempre esteve atento ao futuro.

Elegeu sua sucessora, claramente mais cautelosa em termos políticos e que agora terá diante de si alguns desafios. Dilma Roussef sabe: se a Copa do Mundo de 2014 for um sucesso dificilmente perderá a eleição. Ganhará um cabo eleitoral fortíssimo. Do outro lado, precisa conduzir ao partido a uma posição madura e sem conflitos com seu passado.

Exemplo prático: a greve dos policiais da Bahia, mesmo com seus exageros, é um direito legitimo dos policiais. Pisaram na bola? Então que separe os baderneiros e sente na mesa para negociar uma solução. Uma pena que o governo Jacques Wagner, de passado no mundo sindical, tenha esquecido conceito tão básico. Isso prejudica ele e ao partido.

Em São Paulo, o PT precisará também se definir. É importante derrotar o PSDB? Claro que sim! Mas a prioridade é jamais perder identidade com o eleitorado, algo que poderá acontecer se for estabelecida a coligação com o PSD, o partido do mal fadado Gilberto Kassab. Em resumo: o PT deve celebrar o seu passado e seu presente. Mas deve cuidar de impedir a destruição do seu futuro.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de fevereiro de 2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: