RSS

Cuba: um país digno, acima de qualquer suspeita…

01 mar

Conversei há pouco com minha amiga Juliana Sangion. Regressa de Cuba, me descreveu com entusiasmo a forma digna com que a população local vive, trabalho e se sustenta. Apesar do embargo dos Estados Unidos. Todos vivem em boas condições, apesar dos recursos escassos. Segundo ela, não há crianças na rua, drogados, pedintes e o sistema de saúde e educação é exemplar. Ponto para Cuba.

Relato vai, relato vem, a minha mente indagou: por que o Brasil não oferece tamanha cidadania aos seus conterrâneos? Existe uma série de explicações e justificativas, mas é preciso lembrar primeiro que o Brasil é um pais diverso, complexo e cheio de traumas e preconceitos.

Na essência, somos um povo conservador, alegre por fora, mas ambicioso e truculento por dentro. Que faz qualquer negócio para passar por cima do semelhante. Adotamos o preceito capitalista da pior forma: para algumas pessoas, não importa que ela esteja bem e sim, que o outro esteja mal. Ou péssimo.

O Brasil é um país que tem um presidente que sai com popularidade nas alturas, mas que assiste a um estado como São Paulo propagar uma onda de preconceito e recalque contra essa mesma pessoa.

O Brasil é um pais em que agredir negros, homossexuais, insultar pessoas que se declarem ateus ou agnósticos é algo normal ou corriqueiro. No fundo, uma parte da sociedade brasileira tem a alma do Partido Republicano dos EUA. Só não assume devido a orda de miseráveis que ainda assola o Brasil.

Fidel transformou um prostibulo a ceu aberto em uma nação digna e decente. Apesar dos problemas e de falhas no sistema. Eu por exemplo, defendo que deveriam existir eleições e liberdade de oposição. Que falaria sozinha.

Quanto ao Brasil, a alma coletiva precisa mudar. Caso contrário, continuaremos a nutrir inveja de Cuba em alguns aspectos.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 1 de março de 2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: