RSS

A “ditadura de opinião” reina na seara bugrina

12 abr

É inegavel que o Guarani melhorou em relação ao caos vivido no ano passado. Montou time competitivo, está nas cabeças do Campeonato Paulista, conta com uma comissão técnica eficiente e faz um planejamento profissional para chegar na dianteira da Série B do Campeonato Brasileiro. E de quebra anuncia vitórias portentosas como o patrocinio da Coca-Cola que auxilia até na reforma de alguns departamentos e instalações do clube.

Mas algo perigoso instala-se entre a torcida : a proibição de criticar o Guarani. Parece ser pecado mortal apontar problemas, defeitos e equivocos que uma gestão que, bem ou mal e apesar da capacidade administrativa, ainda possue uma divida gigantesca a ser gerida. Mesmo assim, você encontra o torcedor na rua e a cobrança é que só venham elogios.

É duro, mas ninguém aprende que o conflito é parte inerente do trabalho do jornalista sério e independente. No lugar em que se vê um quarto lindo é preciso detectar onde está o cupim que em médio e longo prazo poderá corroer todo o armário. Isso não é ser urubu; é colaborar para que os responsáveis continuem na trilha de uma gestão eficiente.

O mesmo conceito vale para o futebol. A equipe atualmente encontra-se com boa produção, venceu jogos e está classificada. Agora, você que é torcedor consciente, consegue imaginar o Guarani vencendo no domingo se o Palmeiras atuasse do mesmo nivel de Santos e Corinthians, por exemplo?

Gosto do trabalho de Vadão. Acho um dos poucos estudiosos do futebol. Mas ele é humano e também comete erros. Assim como seus jogadores. E estes precisam ser apontados. Detalhe: este comportamento, por enquanto não está presente na atual diretoria, nem na comissão técnica e jogadores. Menos mal.

O Brasil lutou anos e anos para reestabelecer a sua democracia e a pluralidade de idéias. Não se admite agora que os torcedores e os clubes de futebol instalem uma “ditadura de opinião”. Pode resolver de imediarto, mas traz consequencias desagradaveis para o futuro.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de abril de 2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: