RSS

Dilma luta contra a miséria. Do bolso e da alma…

07 jan

Nos últimos oito anos, uma nova classe média surgiu e revitalizou a economia. Agora, o momento é de lutar contra o preconceito de quem não aceita esta realidade.

A presidente Dilma Roussef anunciou ontem por intermédio de seu Ministério de Desenvolvimento Social a intenção de realizar um programa conjunto de combate à miséria, uma chaga que assola as regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Incremento no bolsa família e em outros programas sociais são instrumentos fundamentais para resgatar a cidadania perdida por essas pessoas.

Dinheiro, investimento e boas intenções também não se constituem nos únicos instrumentos. O governo precisa liderar um processo de libertação de preconceitos e de convivência na sociedade.

Explico: o Brasil vive um surto de elitismo, pelo lado negativo. Costumes e procedimentos arraigados no nosso povo são considerados de péssimo gosto e a ascensão do chamado povão gerou uma aversão da classe média alta. Alguns culpam o acesso de pessoas ao transporte de avião como gerador do caos nos aeroportos. Outros pensam que a violência tem a pobreza como origem principal e que etiqueta é algo pertencente apenas aos barões paulistanos.

Em ocasiões especiais, esse sentimento repugnante ganha contornos claros, como nas últimas eleições presidenciais, em que votar na Dilma era considerado por alguns componentes das classes abastadas como um ato de calúnia ou difamação. Lula, então, nem se fala: seus gestos, palavras, costumes e comportamentos era algo démodé, brega e sem sentido. Mal essas pessoas sabem que Lula apenas reflete a simplicidade de gente presente em palafitas, barracos ou casas simples espalhadas pelo país.

Então, que Dilma Roussef coloque em sua mente e coração: além de mudar a vida dos humildes, é preciso alterar a mente e coração de quem já se encontra no topo.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de janeiro de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário